CAOS NA DELEGACIA DE CURURUPU: DELEGACIA DEVE SER INTERDITADA?


No ultimo sábado o nosso blog Cururupu em Destaque foi procurado por populares do município e atendendo as necessidades dos populares visitamos a delegacia de policia. Os populares reclamavam de um esgoto que sai do prédio da delegacia que corre a céu aberto por mais de 500 metros, isso tudo bem no centro da cidade.

Fato é que gare uma grande corrente de proliferação de germes e bactérias alem do desleixo das autoridades principalmente do estado e do representante do estado no local.

Procuramos o delegado Marcio Leite para falar sobre o assunto, mas o mesmo não se encontrava na delegacia de policia ate as 9 horas da manhã desta segunda (26). Marcio Leite nos cedeu uma entrevista na quarta-feira, 26 de março de 2014, com o seguinte teor.
Marcio Leite Delegado
O delegado da Policia Civil Marcio Leite falou do esgoto que corria a céu aberto vindo da delegacia de policia de Cururupu, segundo delegado "na delegacia tem 2 fossas que recebem os dejetos dos mais de 50 presos da referida delegacia, Marcio afirmou que o fundo das fossas são encimentadas, impedindo a filtragem dos líquidos para o solo, fazendo com que transborde e exale um forte mau cheiro, e a população tem razão em reclamar, por que é uma questão de insalubridade.

Com o esgoto a céu aberto tem favorecido a proliferação de doenças, já que o esgoto escorre por mais de 5 quadras. Marcio Leite declarou que já mandou ofícios para a regional e para a secretaria de segurança publica e informou o problema da fossa e solicitando a providencia no sentido de melhorar a existente ou e se fazer outra fossa com muito mais capacidade e qualidade para sanar o problema.

Marcio Leite afirmou - O município não dispõe de uma empresa de limpa fossa isso dificulta a limpeza constante da fossa e geralmente é a prefeitura que ajuda a delegacia cedendo um carro limpa fossa. Ele “acredita que a secretaria de segurança publica vai atender, os pedidos de melhorias dos ofícios”.

A prefeitura de Cururupu cedeu na manhã da ultima terça feira (25), um carro limpa fossa para fazer a limpeza das duas fossas da delegacia de Cururupu, esta ação teve a participação da prefeitura, judiciário local e do delegado. Desta forma os moradores começam a serem respeitados e não sejam expostos aos agravos de doenças que a mistura de fezes e urina podem fazer no ser humano.

A verdade é que o caos toma conta da delegacia de policia de Cururupu, há baratas, ratos e fezes de rato espalhados pela delegacia a infraestrutura é precária, o esgoto correndo a céu aberto de forma a prejudicar a vizinhança e populares, alem de prejudicar diretamente os presos que lá estão assim como os funcionários.

tem presos que estão pálidos devido a falta de banho de sol e a forte umidades do local, já que dificilmente o local fica seco. Para completar falta melhorar a estrutura e o colchão fotografado é do dormitório dos carcereiros e funcionários.

Procuramos a coordenação da vigilância sanitária do município o coordenador Almir Devid Costa Junior nos informou que em 2011 foi realizado uma vistoria na delegacia pela vigilância sanitária junto com o medico veterinário Israel Mac, mas que vai pedir aos agentes sanitaristas que realizam outras visitas a delegacia.

Buscando informações junto aos agentes sanitaristas e descobrimos que a população tem procurado a coordenação de vigilância e os agentes tem realizado varias inspeções e tem levado ao conhecimento do delegado e do representante do ministério publico no município. Segundo os funcionários todas as vezes que a população solicita, eles vão à delegacia fazem as inspeções.

Fomos à procura do representante do ministério publico Dr. Francisco de Assis o mesmo não se encontra no município e não foi possível verificar a com ele se a vigilância sanitária já tinha oficializado da atual realidade do esgoto que corre a céu aberto.

Assim procuramos também o representante do judiciário local, mas não o encontramos para que possa se manifestar, pois o mesmo tem mostrado um pulso forte para o cumprimento das leis no município.

Estaremos procurando as autoridades do município e estado para se posicionarem com relação a esta situação critica. 
Fossa Grande da delegacia






Cisterna da delegacia aberta não tem tampa

Cisterna da delegacia aberta não tem tampa
 Tampa da Cisterna da delegacia
Cisterna de onde sai a água usada pelos presos



Fossa, fezes, urina e muita poluição


Fossas  

Larvas identificadas popularmente como Tapurus ou Dípteros 
Fezes e urinas expostas 

Larvar criadas em virtude das fezes e irina expostas 
A saída do esgoto
O esgoto escorrendo a céu aberto 
Falta de forros
Falta de forros
local por onde os presos fugiram 
Falta de lampadas
Portão da cela
Portão das celas
cesto de lixo das celas

Entrada do Gaiolão- local do banho de sol
Gaiolão- local do banho de sol
Gaiolão- local do banho de sol
Gaiolão- local do banho de sol
Banheiro
Colchão do dormitório
Dormitório
Dormitório da delegacia
Barata

Rato 
forro danificado
Banheiro danificado
Fezes de rato
cabos e fezes de rato
Fezes de ratos
Motos onde os ratos ficam  
Ratos


Um comentário:

Cururupu em Destaque